2007-03-06

O que é um computador?

Vírus Eu diria que este artigo não é para quem entende de tecnologia, mas professores de Informática acreditam que entendem de tecnologia e este artigo é para eles.

Há também aqueles que usam Word/Excel/PowerPoint, às vezes Photoshop/Corel Draw, Dreamweaver ou programas de gênero, e/ou mandam emails, acessam o Iorgut e jogam Second Life. Para vocês também vale.

Meu filho está tendo aulas de Informática no colégio, uma iniciativa de pseudo-inclusão digital, mas a professora dele nunca definiu o que é um computador (ou, se definiu, definiu como sendo essa caixinha do lado da mesa). Acho que qualquer curso de Informática deveria começar definindo isso.

Bem, o que é um computador?

Podemos começar dizendo que é um equipamento eletrônico. Mas espere aí... calculadoras, DVD-players, máquinas de lavar roupa, etc. são equipamentos eletrônicos... =/

Bem, vamos complementar dizendo que é um equipamento eletrônico análogo-digital. Novamente calculadoras, DVD-players..., também são. =P

O que diferencia uma calculadora de um computador?

E ainda há outro problema nesta definição! Calculadoras programáveis (como algumas da HP) tecnicamente são computadores, mas as não-programáveis não são.

Então computador é computador porque é programável? Não!

As calculadores não-programáveis foram de uma certa forma programadas para fazer o que fazem. Elas não são «reprogramáveis» – e há computadores não-reprogramáveis.

Há um recurso que diferencia um computador de outros dispositivos programáveis: controle de fluxo.

Um computador é um equipamento eletrônico, geralmente análogo-digital, programável (reprogramável ou não) que suporta controle de fluxo!

Microinstruções para JMP e família (JA, JE, JG, JGE, JL, JLE, JNA, JNE, JNG, JNGE, JNL, JNLE, JNP, JNS, JNZ, JP, JPE, JPO, JS, JZ...) são essenciais para a criação de um computador.

Agora, como você professor(a) vai explicar isso pros alunos depende de sua didática. Mãos à obra!

[]'s