2007-03-14

Uma ou duas palavras sobre a Wikipédia

Wikipédia Antes do advento da web – e de iniciativas como a Wikipédia – o Conhecimento era controlado por um seleto grupo de mercadores culturais que decidiam arbitrariamente qual versão dos fatos seria aceita.

Donos da verdade, durante algum tempo tiveram poder inclusive sobre a Lei, manipulando o Conhecimento para usá-la segundo seus interesses.

Não mais.

Com a Wikipédia as pessoas comuns – ou nem tão comuns assim, os internautas – tiraram o poder de manipulação desses senhores.

Claro, há prós e contras…

Qualquer néscio pode escrever um artigo sobre um assunto que não conhece como se tivesse propriedade sobre o assunto. Qualquer fanático pode defender seu ponto de vista, não importando o quanto esteja longe da verdade.

Por exemplo, outro dia estava lendo um texto que chamava de «cientista imparcial vítima de preconceito» um sujeito que nega sistematicamente a existência de tudo aquilo que não entende. Onde isso é imparcialidade?

Mas essa é a beleza da coisa: você tem acesso não apenas à versão acadêmica, oficial, que pode muito bem estar distorcida (como geralmente ocorre), mas também a opiniões de pessoas que veem o assunto de outros ângulos.

Algumas pessoas não concordam e creem que o Conhecimento deveria continuar sendo ferramenta nas mãos de poucos manipuladores interesseiros. Em algum ponto elas estão corretas, pois algumas pessoas não sabem pesquisar informações – ou, em outras palavras, acreditam em tudo que leem.

Se está escrito, é verdade. =P

Mas esse tipo de pensamento é fruto de séculos de ignorância controlada pelos senhores do Conhecimento. Fomos adestrados a acreditar, não a pensar.

Agora é hora de aprender a pensar.

[]'s