2007-10-15

Usuário final

Tux Estive lendo a ótima matéria da Marcela Freitas, com a qual concordo em gênero e número, mas não em grau. =)

Concordo que o chamado «usuário final» não precisa entender como o sistema funciona, assim como o motorista não precisa entender de mecânica, portanto programas como automatic são perfeitamente válidos.

Vamos agora à parte com a qual eu não concordo…

Os motoristas precisam aprender a dirigir, não? Tirar habilitação.

Alguns conceitos básicos – que a Marcela obviamente conhece – precisam ser aprendidos: memória principal, disco, processamento, sistema operacional, pacote, instalação, desinstalação, execução, leitura, gravação, permissões…

Veja bem: não foi a Marcela quem negou isso! Forçar o usuário à desinformação é uma prática dos técnicos microsofties, ou seja, que cresceram vendo o Windows e desconhecem o passado da Computação.


Chegou a hora de reclamar do bicho feio.

Os extremos são o grande problema: se por um lado os nerds manés tiradores de onda, que se acham o máximo por usar GNU/Linux, acham que todo usuário tem de ser experto, por outro os «técnicos» microsofties pregam que eles próprios não precisam entender do sistema – ou não entender tanto –, de tão intuitivo é o Windows.

Você confiaria seu carro nas mão de um mecânico punk, ou seja, que não entende de Mecânica?

É mais ou menos assim que as coisas estão hoje em dia.

Outra coisa: eita demagogia hipócrita essa história de que você pode tirar total proveito de um sistema sem entendê-lo!

Acredita em mim: você nunca vai aproveitar bem coisa alguma sem entender com o que está lidando, não só em Informática e Computação, mas em qualquer área.

É ilusão, mentira, manipulação afirmar que vai. Se alguém disser isso pra você, se afasta dessa pessoa porque ela não é sua amiga, quer iludir você!

Está dado o recado!

[]'s
Cacilhas

PS: Leia a Era da Informação.