2008-01-05

Segredo e mistério

lâmpada Tenho orgulho de ser e sempre ter sido uma pessoa transparente, sem segredos. No entanto não deixo de ter meus mistérios.

— Como assim? Transparente, sem segredos, ter mistérios… =/

O fato é que mistério não é segredo, não é algo oculto. Mistério é algo que necessita de tempo e entendimento.

As pessoas que me conhecem – minha esposa não me deixa mentir – me comparam a um abismo: aberto, mas profundo; é preciso mergulhar para vislumbrar seus mistérios.

Toda essa enaltação megalomaníaca foi apenas para exemplificar e introduzir o tópico: segredo × mistério.

Segredo é algo que não carece de tempo e pesquisa para ser compreendido, basta ser revelado. É algo simples que está escondido para agregar um caráter de importância que não possui. Quase sempre o objetivo de um segredo é criar desinformação e uma falsa impressão de mistério.

Salvo quando o segredo protege a privacidade de alguém, a maior parte das pessoas que fazem segredo são pessoas rasas, sem mistérios na vida e que sentem falta disso, então fazem segredos para preencher a lacuna.

Mistério é algo que pode estar na frente do nariz, mas requer tempo, conhecimento e percepção para ser compreendido.

A busca por mistérios é a cruzada do dia-a-dia: a cada mistério compreendido, nos tornamos mais capazes, mais sociais. Isso porque as relações sociais – familiares, profissionais, amizades, amores… – são o caminho para os mistérios.

Vejo as pessoas como universos individuais: cada uma com suas próprias leis naturais, com sua própria psiquê. As relações sociais são janelas para outros universos, cheios de mistérios.

Mas pessoas cheias de segredos em geral são superficiais, usam seus segredos para emular uma profundidade inexistente; universos sem muito a oferecer. É como mudar uma unidade de medida para fingir importância.

Como por exemplo dizer que um copo tem oito mil mícrons de profundidade em vez de oito milímetros. Oito mil parece um valor alto, mas é totalmente ilusório… tente beber qualquer coisa em um copo assim…

Segredos são isso: mudar a unidade para fingir o que não existe – reiterando: exceto no caso de proteção de privacidade!

Voltando à analogia dos universos individuais, pessoas abertas costumam ser profundas e trazer mistérios interessantes: são universos profundos.

Tenho uma teoria: são justamente os segredos que impedem a pessoa de crescer!

A pessoa perde a referência e não consegue compreender, nem mesmo enfrentar mistérios, porque os segredos – ou sua manutenção – cobrem o entendimento como um manto impedindo que a pessoa tenha a força necessária para mergulhar em um mistério.

Fica então aqui minha dica: se você gosta de segredos, pára com isso! Seus segredos estão inibindo seu próprio crescimento, é um ciclo vicioso. =(

[]'s
Cacilhas, La Batalema