2008-04-22

Ateus me perdoem

Baal Não estou afim de discutir a existência de Deus, só a crença em sua inexistência.

Antes devemos assumir a inverdade de algumas alegações de senso comum…

Ceticismo não é materialismo: ceticismo é dúvida, materialismo é crença na inexistência da imaterialidade.

Ateísmo não é descrença.

Os ateus alegam não acreditar na existência de Deus, mas o fato é que ateus acreditam na inexistência de Deus. É uma crença como qualquer outra.

A crença em Deus é natural e intuitiva, faz parte de ser humano, nascemos com isso. Não há formas de provar a existência ou a inexistência de Deus, portanto na falta de fé é natural optar pela sensação natural – ou seja, que Deus existe.

Então, para alguém ser ateu, há duas explicações: ¹ou sofreu um trauma que o levou a negar sua intuição; ²ou tem uma crença extremamente forte na inexistência de Deus, fanática o suficiente para negar uma intuição visceral.

Onde quero chegar?

No seguinte: quando um ateu apresentar-se como um «crente no ateísmo», ele merece respeito, mas se se apresentar como descrente, livre de aprisionamentos mentais, ele é um fanático como qualquer outro e é assim que deve ser encarado.

E você, ateu, repense sua postura, pois você tem sua própria fé como qualquer pessoa.

Da mesma forma um materialista que se apresenta como cético está querendo mentir pra si mesmo e convencer você de uma inverdade: de que o materialismo é uma conclusão científica. Materialismo é uma crença e assim deve ser encarado.

Sei que a abordagem do assunto aqui foi um tanto superficial – e até meio perdida –, mas este assunto daria um livro e só quero levar as pessas a pensar um pouco sobre. =/

[]'s
Cacilhas, La Batalema