2008-04-30

Brasil: sociedade de bugreiros

lâmpada Voltou ao currículo escolar a disciplina Religião, só que desta vez com algumas diferenças: os pais podem exigir a substituição da disciplina por outra de oitocentas horas no ano e sacerdotes não podem ministrar a disciplina, apenas professores formados.

Carece ainda à disciplina uma ementa e diversas reuniões de professores, nacionais e regionais, estão ocorrendo para tentar defini-la.

A ideia é que o ensino religioso seja ministrado em caráter sociológico, não mais absolutista, mas os professores, ainda perdidos, estão ensinando às crianças orações e ritos cristãos, como foi feito até 1996.

Em minha humilde opinião, em ensino religioso deveria ser apresentada uma visão sócio-cultural das manifestações religiosas no Brasil: Catolicismo – principalmente a variação ibérica, cultos pentecostais, Umbanda, Candomblé e os cultos ameríndios.

Há até alguns euro-elitistas que querem que o Paganismo Britânico seja ensinado nas escolas, como se aqui fosse a Europa!

Nada contra o paganismo britânico ou quem o professe, mas não faz parte dos elementos culturais que formam o Brasil.

A intenção desse artigo é lembrar que indígenas também têm religião e que os elementos culturais ameríndios estão sutilmente inseridos em nossa cultura – sócio-culturalmente falando, pra que ficar procurando cultura alheia lá dos nórdicos ou da Ásia Meridional?

Aliás, alguém sabe realmente de onde vem a palavra brazil, usada para nomear o pau-brasil e daí nosso maravilhoso país?

Referência: Lei de Diretrizes e Bases.

[]'s
Cacilhas, La Batalema