2008-04-23

Sou a favor da regulamentação

Oscar Niemeyer Pois é…

Está todo mundo criticando a regulamentação da profissão de informata. Bando de maria-vai-com-as-outras.

Ninguém nem pensa direito no significado da regulamentação, só repetem sofismas e manipulam informações para levar as outras pessoas a conclusões obviamente distorcidas.

Li o texto da proposta de lei todo e não vi nada de mais: a profissão passaria ou passará a ser tratada como qualquer outra.

Tudo bem! Concordo que não reflete com muita exatidão a realidade da profissão, mas já é melhor do que o nada onde vivemos.

As leis no Brasil infelizmente funcionam assim: tentativa e erro. Primeiro se faz uma lei meia-boca, depois outras leis e emendas são criadas para ir ajustando gradativamente a primeira até um ponto aceitável. Essa proposta de lei representa esse primeiro passo: uma lei meia-boca, mas que já é alguma coisa… um primeiro passo.

Consequências?

A primeira é que, quando você deixar sua máquina na manutenção, terá uma maior possibilidade de quem mexer nela ser um profissional de verdade em vez de um moleque experimentalista que já nasceu sabendo porque «nasceu na era da Informática». =P

Você cliente também terá maiores garantias de que os programadores que desenvolverem um sistema pra você tenham estudado para fazer o que fazem, e não «futucado».

Qualidade total? Nenhuma profissão pode garantir isso, nem mesmo a Engenharia que ergueu o prédio onde você mora ou a Medicina que cuida de seus filhos.

Agora, a melhor de todas as vantagens da regulamentação é uma que alguns políticos e a mídia golpista não querem que você informata saiba! O informata é uma das profissões não regulamentadas e querem que continue assim porque se os informatas fizerem greve, o país pára.

O BRASIL PÁRA.

Isso porque sistemas de informação não são realmente autónomos, precisam de gente para mantê-los funcionando e todos os processos importantes passam por sistemas de informações.

Então solicitações da classe precisariam ser atendidas rapidamente e pouco se poderia negociar contra elas.

Ninguém quer dar esse poder em nossas mãos.

Acho até estranho um senador tucano estar defendendo esse projeto… geralmente PSDB e PFL fazem de tudo a favor de interesses estrangeiros e contra o povo brasileiro. Por esse ponto de vista, é compreensível o pé atrás de algumas pessoas.

Ainda assim, independente de partidarismo, a regulamentação da profissão só tende a beneficiar os profissionais da área e nossos clientes.

No mais, peço desculpas pelas palavras duras que costumo usar. Não sou de meias palavras.

[]'s
Cacilhas, La Batalema