2008-05-03

Arquivo vs Objeto

Smalltalk Outro dia li em um blog – infelizmente não lembro onde – uma falácia interessante, fruto de desinformação e manipulação.

O autor fazia uma comparação entre Smalltalk e Java.

Nessa comparação o autor apresentava argumentos a favor de Java e contra Smalltalk… na verdade era um único argumento repetido umas poucas vezes de formas diferentes.

O argumento dizia que Java é superior a Smalltalk porque é baseado em arquivos e Smalltalk em objetos: em teoria, arquivos seriam superiores porque permite que o desenvolvedor veja os códigos fonte das bibliotecas Java, enquanto que os objetos de Smalltalk não ofereceriam uma forma de visualizar o código.

Pura desinformação.

Acho que a referência de bibliotecas Java do autor deve ser o projeto Apache, que oferece os códigos fontes, pois até a pouco tempo atrás nenhuma biblioteca da SUN Microsystems oferecia acesso aos códigos.

Aliás, apesar de haver algumas boas bibliotecas de código aberto, quase todas as bibliotecas oferecidas para Java são proprietárias, oferecidas em formato JAR, semelhante ao formato AR, contendo bytecodes (binários) para JVM.

Realmente os fontes para Visual Works são fechados, mas essa é uma ferramenta proprietária da Cincom. Outras implementações de Smalltalk que vi oferecem os fontes em anexo: GNU Smalltalk oferece os fontes em arquivos texto em $PREFIX/share/smaltalk e Squeak oferece acesso aos fontes através do System Browser.

Posso concluir duas coisas: ¹o autor deve ser forte defensor de Java – ou está entoxicado por algum evangelizador javista – e ²isso o levou a tirar conclusões sobre Smalltalk em observação apenas superficial.

Então volto a alertar o leitor: muito cuidado ao ler artigos sobre linguagens, principalmente aqueles que defendem linguagens da moda ou que já estiveram na moda, linguagens com forte marketing.

Geralmente esse tipo de texto é tendencioso, ou propositalmente, porque o autor é um evangelista, propagandista, ou porque o autor está evangelizado.

[]'s
Cacilhas, La Batalema