2008-05-11

Desmarginalização conflita com estrutura social brasileira

lâmpada Com essa nova fase de crescimento verdadeiro da sociedade, o Brasil está enfrentando problemas novos e, o que é pior, problemas antigos com novas causas.

Por que pior? Porque, como as causas são diferentes, as soluções tradicionais não funcionam.

O maior problema do Brasil atualmente é a desmarginalização social. Sim! A desmarginalização é um problema!

O problema não está na desmarginalização em si, mas na estrutura sócio-económica brasileira.

A estrutura sócio-económica brasileira foi erguida com base na marginalização, ou seja, a estrutura social favorece uma elite e marginaliza o povo. Com o processo de desmarginalização progressiva – que ocorre mesmo que os tucanos e a mídia golpista fechem olhos e ouvidos –, a estrutura sócio-económica não pode suportar uma nação tão grande.

Mudanças profundas devem ser efetuadas desde as bases da sociedade, que precisa ser inteiramente repensada, mas isso é muito difícil, primeiro por si só – é um trabalho hercúleo –, segundo porque o brasileiro é acomodado e prefere dar um jeitinho a mudar seus princípios. Uns chamam isso de tradição, eu acho a palavra conformismo mais de acordo.

Alguns exemplos de mudanças sócio-económicas, que podem estar erradas, mas eu acredito:

  • Taxas: por que impostos são cobrados a cada revenda de um produto? Se um produto foi vendido uma vez e o imposto foi pago, não deveria ser retaxado a cada repasse.
  • Atravessador: muitos produtos possuem mais atravessadores do que o necessário. São pessoas que não acrescentam trabalho algum à sinergia social, refazem serviços que já foram feitos, verdadeiros parasitas sociais¹. Essas pessoas deveriam ser eliminadas do processo e realocadas onde seu trabalho possa ser proveitoso.
  • Oligopólios: aprendi desde criança que monopólio e oligopólio são crimes constituicionais, o que faz sentido mesmo que eu não tenha encontrado ainda em que artigo eles se classificam – também não procurei muito. O problema é que oligopólio é o crime mais praticado no Brasil e impunemente! Certa vez ouvi que monopólio e oligopólio são crimes apenas porque a legislação está obsoleta e precisa se adaptar aos novos tempos capitalistas. Bem, se os novos tempos capitalistas favorecem as empresas e prejudicam o consumidor, acho que novos tempos capitalistas é que precisam se adaptar a nossa boa e velha legislação.
  • Reeducação familiar: pára de fazer filho! Depois não consegue criar e fica se perguntando «onde foi que eu errei». =P
  • Reeducação alimentar: pára de comer no McDonald's! Fast food é coisa de ianque e arroz com feijão não é prato principal, é acompanhamento. Você também não precisa comer carne todo dia e lembre-se: peixe e frango também são carnes.
  • O mais legal: político não precisa ganhar salário astronómico. É um absurdo qualquer político ganhar mais do que um juíz.
  • O mais difícil: os cargos do Poder Judiciário também deveriam estar sujeito a eleições abertas. Os cargos políticos de maior poder são os do Poder Judiciário e são ocupados por concurso público, NÃO por representantes dos interesses do povo.


Outra coisa a saber: dá-se muita importante aos cargos do Poder Executivo, mas o poder de maior responsabilidade é o Poder Legislativo.

É claro, posso estar errado em alguns pontos, mas isso deveria ser discutido em aberto com o povo e ouvido pelo governo ao velho estilo Rousseau.

O que vocês acham? Alguma ideia de mudança nas bases da estrutura sócio-económica brasileira?

[]'s
Cacilhas, pli Batalema ol ĉiam antaŭe

¹ Falo dos atravessadores desnecessários, os a mais.