2008-10-29

Como funcionam as bolsas de valores

Apache No fim do outono os índios de uma reserva Apache perguntaram ao novo chefe se o inverno iria ser rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. Tratando-se de um jovem chefe índio, mas da era moderna, ele ainda não conseguia interpretar os sinais da natureza que lhe permitissem prever o tempo com precisão.

No entanto, para não correr muitos riscos e ver sua autoridade questionada, foi dizendo que «sim senhor, todos deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um inverno frio».

Mas como também era um líder pragmático e heterodoxo, alguns dias depois teve uma idéia. Dirigiu-se à cabine telefônica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional: «O próximo inverno vai ser frio?», perguntou. «Parece que na realidade este inverno vai ser mesmo bem frio», respondeu o meteorologista de serviço.

O chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: «Vai ser um inverno muito frio?». «Sim», responderam novamente do outro lado, «o inverno vai ser mesmo muito frio».

O chefe correu para a aldeia e desta vez mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer cascas soltas e os galhinhos.

Duas semanas mais tarde voltou a falar com o Serviço de Meteorologia: «Vem cá, vocês me garantem que este inverno vai ser mesmo muito frio?», perguntou. «Geladíssimo», respondeu o homem. «Vai ser um dos invernos mais frios de todos os tempos!»

«Mas como podem ter tanta certeza?» perguntou o chefe.

No que o meteorologista respondeu: «É só ver como os índios andam catando lenha feito doidos!»


É assim que funciona o Mercado de Ações.

(Este artigo é mais um email de meus amigos Marcos e Paulo.)

[]'s
Cacilhas