2008-11-12

Perda de diversidade e cultura

Smalltalk Muitas vezes vejo comunidades, em especial de Java e Ruby, gabarem-se devido a seu crescimento em detrimento de outras comunidades.

Mas o que essa gente não percebe e o que eu gostaria que você, leitor, percebesse com este artigo, é que se quanto mais pessoas usam uma determinada linguagem, tanto menos usam outras, isso significa que todos perdemos, pois programação é cultura.

Gostaria de citar uma mensagem do Osvaldo na lista de discussão do Python Brasil.

Ele comenta que o pessoal da DirecTV tem consciência de que com Smalltalk o desenvolvimento é muito mais rápido do que com Java e admitem que a migração para Java se deu em função da falta de profissionais no mercado.

Isso porque somos maria-vai-com-as-outras. Se todo mundo está programando em Java, ninguém quer aprender outra linguagem.

Se pelo menos uma pequena percentagem dos profissionais fosse mais curiosa do que gananciosa e preguiçosa, a DirecTV ainda seria um bom lugar para se trabalhar com Smalltalk – e eles ainda continuariam se beneficiando com as vantagens que Smalltalk tem sobre Java.

No entanto, perde-se mercado, perde-se oportunidade e perde-se cultura.

Parabéns então a todos que lutam por uma só linguagem de programação, um só sistema operacional, ou uma só qualquer coisa. Vocês estão conseguindo destruir sua cultura, tornando o mundo um lugar mais pobre.

[]'s
Cacilhas, La Batalema