2008-12-14

Programação não é agregar componentes prontos

Baal Um amigo meu¹ que trabalha para uma empresa parceira Microsoft veio desabafar comigo que está com medo do futuro da programação.

A grande maioria dos ditos programadores que trabalham com ele são «empurradores de mouse/rato», que apenas agregam componentes prontos, sem editar uma única linha de código – quando muito copiando código pronto do Google.

E o mantra que se canta no universo de sacerdócio MS costuma ser que cada vez mais o futuro da programação será agregação de componentes.

Há poucos anos, logo que ingressei na faculdade, estávamos a resolver um exercício de programação em C para a aula, quando uma aluna veterana dona de uma empresa de programação nos disse que estávamos perdendo tempo, pois editar código é para profissionais obsoletos, que o «bom programador» é aquele que usa ferramentas como Delphi e Visual Studio para agregar componentes existentes e que os poucos códigos que precisam ser preenchidos podem ser encontrados no Google.

Agora pergunto:

  • Quem desenvolverá os componentes?
  • Quem vai escrever os códigos que se encontram pelo Google?


Durante a década de 1990, principalmente na segunda metade, houve um momento assustador em que realmente vislumbramos um futuro negro onde a Microsoft monopolizaria todo o conhecimento, desenvolvendo e controlando toda tecnologia² do mundo e onde todo o resto do mundo apenas agregaria seus componentes segundo sua vontade.

Mas esse futuro se dissipou em névoa.

Com o crescimento do Open Source e o fortalecimento de outras empresas no ramo do desenvolvimento, esse sonho mórbido virou fumaça.

No entanto alguns sacerdotes do monopólio ainda continuam tentando obscurecer o pensamento das pessoas por meio de FUD e mantras que, repetidos à exaustão, acabam por parecer verdadeiros.

Então não se assustem: a tecnologia está disponível, o conhecimento é da Humanidade e nenhum monstro usurpará nosso direito sagrado por força de capitalismo algum. Porém para que continue assim é preciso que permaneçamos conscientes e vigilantes.

[]'s
Cacilhas, La Batalema

¹Não revelarei pistas sobre qual amigo ou empresa estou falando para preservar o nome de ambos.

²Segundo a legislação vigente, tecnologia é código fonte.