2008-12-06

Sistema de cotas

Baal Estava assistindo agorinha mesmo na TV Senado uma matéria sobre sistema de cotas.

Alguns defendem, outros combatem.

Vou dar aqui minha opinião.

Cristovam Buarque – leia a Internacionalização do Mundo, se não souber de quem estou falando – disse que o sistema de cotas é mais um jeitinho brasileiro para não encarar o problema, que a luta real pela educação gastaria muito mais dinheiro do que o sistema de cotas.

Geralmente, por volta de 10% das pessoas que entram para a faculdade se formam. Com o sistema de cotas pessoas incompetentes passam a entrar, tirando o lugar dos menos competentes que não se formariam mesmo. Ou seja: nada muda, é só para silenciar algumas línguas – como a de Cristovam Buarque e a minha.

Não que todo pobre ou negro seja incompetente, não é isso! Acredito que todos têm as mesmas chances, mas a sociedade convence os mais pobres – e negros e mestiços também! – de que eles têm menos chance para desestimulá-los.

Com o sistema de cota pessoas se tornam incompententes porque sabem que não precisma se esforçar tanto e podem chegar ao ensino superior com menos esforço. Assim o sistema de cotas é uma sabotagem contra as próprias pessoas a quem finge ajudar!

Eu nasci na classe pobre, cresci praticamente no meio do mato, pé na terra e trepando em árvores, estudei em colégio público e no entanto passei no vestibular da UFRJ em 1994. Abandonei a faculdade. Passei de novo no vestibular, dessa vez do ISTCC-P, em segundo lugar, e estou quase me formando – falta apenas o TCC.

BASTA SE ESFORÇAR, GENTE!

O político que trouxer propostas para estimular e capacitar os desfavorecidos, esse sim tem um proposta para a educação.

O político que falar de cotas é um corrupto e só quer sabotar a educação – ou, na melhor das hipóteses, está com a mente envenenada.

E tenho dito.

[]'s
Cacilhas, La Batalema