2008-12-17

Você acredita na matéria?

Baal Algumas pessoas estranham quando eu digo que não acredito na matéria – principalmente aqueles que acreditam fanaticamente, os materialistas.

Mas a lógica toda realmente é um pouco complexa.

A observação é um tipo de interação entre observador e observado, no entanto, sendo o agente passivo, o observado não gera muita interferência sobre a observação – e isso não é um sofisma semântico.

O observador, enquanto agente ativo, é quem controla o ato da observação: ele é quem decide quais eventos ou detalhes são relevantes e quais devem ser descartados. Assim o observador pode não ter controle sobre o observado, mas controla a observação.

Portanto, ao contrário do que os cientistas dizem, a observação é uma ação subjetiva, não objetiva.

É assim que cientistas diferentes em épocas diferentes têm conclusões diferentes sobre a mesma coisa.

Isso por si só já cria um ar de dúvida sobre todo o conhecimento humano, o que não é ruim, pois leva ao questionamento. Porém há mais coisas a serem consideradas.

O mundo em que vivemos é inquestionavelmente uma representação mental do ambiente externo feito a partir de sensações transmitidas ao cérebro por impulsos nervosos.

E se o mundo não for exatamente como nossos sentidos nos dizem que ele é? Veja bem: isso não é simples especulação.

Especulação seria perguntar «e se não fosse», mas é razoável perguntar «e não for».

[update 2008-12-18]Na verdade é especulação sim, só não é especulação pura, é especulação razoável, a base da evolução e do progresso.[/update]

Ah! Mas eu não tenho prova nenhuma de que não seja… no entanto ninguém tem prova alguma de que realmente seja. Ceticismo é isso: o benefício da dúvida, não escolher em que acreditar.

Agora vou extrapolar um pouco, mas mantendo a razão:

  • E se os sinais recebidos pelo cérebro não estiverem vindo dos neurónios, mas de outro lugar?
  • E se mesmo o cérebro não existir e for uma criação da mente, que não precisa de um veículo físico?
  • E se o próprio conceito de físico não existir de verdade e for apenas uma criação humana?


Matrix? Talvez, mas nenhum absurdo.

A própria Matemática, tida como ciência exata, imutável e universal, não passa da forma como nós humanos enxergamos o Universo. Achar que a Matemática seja universal é pura vaidade do intelecto humano, quanto mais a matéria.

Vou resumir: se tudo o que conhecemos e experimentamos são reflexos mentais, por que acreditar fanaticamente que a matéria e mesmo nosso corpo existem dissociado de nossas representações mentais?

E mais importante: se tudo o que conhecemos e experimentamos é a mente, por que acreditar que essa mente (que conhecemos diretamente) seja um reflexo da matéria (que não conhecemos diretamente) e não o contrário?

Fica aqui então este exercício mental.

[]'s
Cacilhas, La Batalema