2009-02-16

Decálogo

lâmpada É simplesmente intrigante ver como um código moral milenar continua vivo atualmente.

Mas esse fato se torna ainda mais intrigante quando consideramos que os cinco mandamentos cívicos (são cinco religosos e cinco cívicos) não foram criados pelos judeus, mas são ainda mais antigos: são parte das Quarenta e Duas Confissões Negativas, contidas no Livro dos Mortos.

Segue o Decálogo:

Depois falou o Senhor nestes termos:

1. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não terás deuses estrangeiros diante de mim.

2. Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima no Céu e do que há embaixo na Terra, nem de coisas que haja nas águas debaixo da Terra. Não as adorará nem lhes dará culto: porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus forte e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta gerações daqueles que me aborrecem; e que faz misericórdia até mil gerações àqueles que me amam, e que guardam os meus preceitos.

3. Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus: porque o Senhor não terá por inocente aquele que toma em vão o nome do Senhor seu Deus.

4. Lembra-te de santificar o dia do Sabá. Trabalharás seis dias e farás nele tudo o que tens para fazer. O sétimo dia, porém, é o dia do descanso consagrado ao Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem tua besta, nem o peregrino que vive das tuas portas para dentro. Porque o Senhor fez em seis dias o Céu, a Terra e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia. Por isso o Senhor abençoou o dia sétimo e santificou.

5. Horarás teu pai e tua mãe, para teres uma vida dilatada sobre a Terra, que o Senhor teu Deus te há de dar.

------------------

6. Não matarás.

7. Não cometerás adultério.

8. Não furtarás.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10. Não cobiçarás a casa de teu próximo: não desejarás sua mulher, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertencer. (Exodo 20)


É fácil perceber a diferença de intenções e redação entre os cinco primeiros – tirados da cultura hebraica – e os cinco seguintes – tirados do Livro dos Mortos.

Os cinco mandamentos religiosos são muito contextuais, não é possível adaptá-los corretamente às sociedades multiculturais e laicas da atualidade. Mas os cinco mandamentos egípcios são perfeitamente cabíveis.

O curioso foi descobrir num programa do History Channel que o sistema judiciário estadunidense não quer abrir mão totalmente dos cinco mandamentos religiosos, mas pretende ignorar completamente o décimo mandamento, já que a sociedade capitalista é baseada na cobiça.

É importante resaltar que o termo cobiçar usado no Decálogo significa «planejar formas de tomar do outro para si».

[]'s
Cacilhas, La Batalema