2009-02-16

Sistema em falência

Baal Algumas pessoas ainda defendem o Neoliberalismo e reclamam de sua falência económica. Inclusive vi um programa onde um daqueles estressados da bolsa disse que a única forma do Brasil escapar da crise seria se a especulação financeira voltasse a funcionar.

Vamos entender como funciona a especulação financeira para entender porque esse sistema económico tende ao fracasso.

O conjunto dos sistemas económicos é um sistema fechado, sem outros a quem recorrer.

Vamos usar números pequenos para facilitar o entendimento: imagine um sistema económico onde o total de valores equivale ao produto de sessenta (60) horas homem de trabalho.

Nesse sistema fechado simples, há três indivíduos com valores financeiros distintos: $2, $3 e $5.

O total é $10, portanto com uma regrinha de três simples podemos descobrir que cada $1 equivale a 6h.

Assim o primeiro indivíduo detém valor de $2 ≡ 12h, o segundo $3 ≡ 18h e o terceiro $5 ≡ 30h.

Agora imagine que o segundo indivíduo fez especulações financeiras – tudo bem! Eu sei que é difícil especular só com três indivíduos, mas como disse vou usar valores pequenos – e conseguiu aumentar sua quantidade de dinheiro de $3 para $5.

O valor total do sistema não se alterou, pois não houve trabalho/produção, então continua em 60h. Porém a soma total de dinheiro aumentou de $10 para $12, assim cada $1 passa a equivaler a 5h, 1h a menos.

Refazendo a regra de três, $2 ≡ 10h, $5 ≡ 25h e $5 ≡ 25h.

Então o primeiro indivíduo continua com $2, mas esse dinheiro, que aparentemente não se alterou, passou a valer 2h a menos. Também o terceiro indivíduo, que tem $5, perdeu o equivalente a 5h.

E para onde foram essas 7h? Para o segundo indivíduo!

Agora se tirar valor dos outros por meio de especulação não for roubo, eu não sei o que mais seria!

Essa situação ainda se agrava porque os valores têm prazo de validade. Se muita gente passa a especular sem trabalhar, os valores não serão repostos e as pessoas vão perdendo poder enquanto os especuladores tentam recuperá-lo por meio de especulação, roubando uns dos outros num ciclo vicioso.

É claro que o sistema mundial é MUITO mais complexo do que isso, no entanto a matemática básica é a mesma para sessenta valores, para sessenta mil valores, para o mundo tudo ou para o Universo. Aumentando a complexidade, aumenta a possibilidade de enganar as pessoas, mas a matemática básica continua a mesma.

Esse tipo de sistema, que valoriza o roubo a especulação em detrimento da produção e do trabalho, tende à falência pela baixa produção e reposição quase nula de valores, mesmo que os corruptos tenham conseguido empurrar com a barriga mais duas gerações desde 1929.

E que se f!@#$ os netos!

[]'s
Cacilhas, La Batalema