2009-04-08

Anonimato na Internet

Baal Um dos conceitos mais interessantes da Humanidade é o anonimato.

Através do anonimato, é possível proteger os fracos dos fortes, os sucetíveis dos covardes.

A Internet também se vale do anonimato para que as pessoas possam se expressar sem medo.

Mas isso era legal enquanto os internautas respeitavam a netiqueta. Infelizmente, como houve uma invasão do público variado, o anonimato na Internet virou casa da mãe Joana.

Nerds burros e sem habilidade social, molecada mesmo, encontram no anonimato na Internet uma válvula de escape para dizer qualquer infâmia sem medo do brutamonte da escola. É mais ou menos como jogar bexigas d'água do terceiro andar na cabeça do capitão do time de futebol no pátio sem ninguém ver. É pura covardia, quando o anonimato existe para proteger as pessoas de atos covardes.

Porém, como eu já disse, virou casa da mãe Joana.

Tenho alguns leitores assíduos que teimam em escrever comentários anónimos que não acrescentam nada contra nem a favor do texto, são simples ofensas e xigamentos, vozes no escuro gritando injúrias.

Antes eu recebia uns cinco ou seis pedidos de moderação para comentários assim por semana, depois parou. Agora é bem menos (nessa semana recebi dois e acho que foi do mesmo bunda mole).

Não adianta: pode xingar, esbravejar, reclamar… eu passo o olho, se for ofensa gratuita, não estiver assinado, eu rejeito. Pronto.

Acho que os leitores realmente interessados neste blog não precisam perder tempo lendo comentários vazios de pessoas sem rosto.

No entanto, os comentários deste blog continuam abertos à conversação: se tiver alguma opinião contra ou a favor, explique-se nos comentários, seja claro e direto. Eu terei prazer em ouvi-lo e muito provavelmente em respondê-lo.

E, por favor, identifique-se! Se não quiser identificar-se por medo de alguma coisa, deixe isso explícito – mas aí vai depender de minha avaliação, a final de contas, conversação a parte, isto é meu blog, não uma democracia.

Sei que outras pessoas discordam de minha política. Não tem problema! Cada cabeça uma sentença e, citando palavras do próprio Sérgio, «contextos diferentes pedem políticas diferentes» – também adoro ler o blog do Sérgio, é um de meus preferidos e recomendo por sua retidão e concisão. =)

Deixo aqui então esta crítica ao mau uso que as pessoas têm feito do anonimato na Internet.

[]'s
Cacilhas, La Batalema