2009-08-17

Problemas sócio-políticos do Brasil

Baal Gostaria de pontuar os principais (segundo minha visão) problemas sócio-políticos do Brasil.

Falta de Educação


Quando digo «falta de Educação» não é apenas falta de instrução – isso também –, mas falta de Educação mesmo.

Escrevi uns dois ou três artigos sobre isso recentemente.

Então fica o dilema entre o crescimento da nação e tô ficando molhadinha.

Fiscalização porca


A fiscalização mal feita dos setores públicos fornece solo fértil para o crescimento da corrupção.

Daí caímos naquela máxima horrorosa de que «todo mundo é culpado até que se prove o contrário», ou ainda «se todo mundo é corrupto, vou votar em qualquer um». P**a que pariu!

O Poder Judiciário não é elegível


É claro que de forma alguma deve ser possível eleger uma pessoa sem a devida instrução para os cargos do Poder Judiciário, mas a falta de voto faz com que juízes e desembargadores se sintam intocáveis pela Lei – a final de contas, eles são a Lei. =P

Representatividade irreal


As campanhas políticas são financiadas por empresas que, após a eleição, cobram do político o retorno do investimento.

Esse capitalismo político destrói totalmente a representatividade do voto, já que os políticos deixam de representar seus eleitores para representar as forças escusas, imorais, antissociais e antinacionais que os elegeram.

Ética frouxa


Na verdade o problema aqui é a carência moral, mas ética frouxa (ou hipocrisia) é sua principal manifestação.

No Brasil se considera o corruptor como vítima do corrupto. Não é uma questão de quem está certo e quem está errado, pois ambos estão terrivelmente errados, mas quando se considera o corruptor como vítima, ele automaticamente se torna certo.

O corruptor é um corrupto tão corrupto que corrompe outras pessoas.

Quer um exemplo? Todo mundo conhece alguém que reclama de ter sido obrigado a molhar a mão de um policial corrupto para escapar de uma multa. Porém quem é mais corrupto? O policial que se deixa corromper ou o corruptor que, além de andar com documentação irregular, corrompe o policial?

Também todo mundo fala mal do um certo Presidente do Senado por ter arrumado uma peixada pra uns amigos, mas as mesmas pessoas que reclamam ficariam muito gratas se tivessem conseguido uma peixada dessas num empregão público e ainda achariam muito natural. Isso é ética frouxa.

Despreparo do poder policial


Esses dias estava eu no Centro do Rio quando me deparei com uma aglomeração e alguns PMs atirando para o alto! Totalmente sem noção!

Petrópolis estava sofrendo com a alta criminalidade: diversos assaltos a casas e estabelecimentos comerciais. Recolocaram na ativa policiais da P2 – mais experientes e preparados – e, em um mês apenas, sessenta e seis criminosos foram presos e duas quadrilhas desarticuladas.

Uma polícia mais bem preparada – e o exército na rua de vez em quando – diminuiria MUITO a criminalidade nos grandes centros urbanos. Policiamento desvinculado de interesses particulares nas áreas rurais também ajudaria.

Coronelismo e pensamento retrógrado


Somente coronelismo explica a postura da FEBRABAN em defesa da Lei Azeredo, ou talvez uma concentração sub-humanamente baixa de neurónios por metro quadrado.

Outras atitudes medievais e às vezes até mesmo nazistas são tomadas pelos poderes públicos, principalmente os defensores da burguesia.


Portanto repense em quem você vota nas próximas eleições… nem todo mundo é corrupto, mas todo mundo que oferece facilidades em vez de trabalho árduo é.

[]'s
Cacilhas, La Batalema