2009-09-05

Bunka-sai

Bonsai Ocorre em Silent Hill Petrópolis/RJ entre os dias 04 (ontem) e 13 de setembro o Festival da Cultura do Japão em Petrópolis, organizado pela Associação NIKKEI de Petrópolis. O festival comemora os cento e doze anos da instalação em Petrópolis da primeira legação do Japão no Brasil.

Hoje fomos a dois eventos do festival, um tanto descrentes, mas posso afirmar que valeu meu dia! Chegamos em casa bastante cançados, depois de oito horas de muita cultura.

Exposições


Pela manhã fomos às exposições e oficinas no Centro de Cultura Raul de Leoni, com muito bonsai, ikebana e manga.
móbile
móbile
samurai

Sushi


sushi À tarde fomos a uma demonstração de culinária sushi no Museu Imperial ao lado da Concha Acústica.

Lá o itamaesan Alex Sakatsume, professor de culinária oriental da Universidade Estácio de Sá (ô coitado!) deu um show de cultura, etiqueta, técnica e bom senso. Só por isso já valeu nosso passeio.
itamaesan

Problemas


Infelizmente nem tudo foram flores…

Pela manhã duas deficientes físicas queriam entrar no Centro de Cultura para apreciar as exposições, porém a via de acesso para deficientes físicos estava obstruído por uma porta trancada e não havia responsável algum no local que pudesse destrancar a porta.

Apelamos aos funcionários da Biblioteca Municipal, que no entanto nada puderam fazer. Também falamos com um vereador e ligamos para o diretor do Centro de Cultura.

Aliás, não havia presente nenhum funcionário da infraestrutura do centro, nem mesmo segurança.

Após mais de uma hora de espera apareceu um funcionário que pode abrir a porta.

Mesmo assim, após a entrada das duas senhoras, uma delas se machucou ao cair no chão quando a cadeira que lhe foi fornecida teve a perna quebrada por ação de ferrugem.

Outro problema foi à tarde: tínhamos uma mensagem recebida da própria Associação NIKKEI informando que os ingressos para a demonstração de sushi seriam distribuídos na bilheteria do Museu Imperial, porém o recepcionista na bilheria disse que os ingressos seriam distribuídos apenas via Internet.

Após mostrarmos ao recepcionista o folheto da Associação NIKKEI ele afirmou que o Museu Imperial, sede do evento, não teria qualquer relação com a Associação NIKKEI, em seguida passou a nos ignorar da forma mais estúpida e mal educada possível.

Quando chegamos à entrada da Concha Acústica o responsável lá, funcionário do museu, também ficou horrorizado com a atitude da bilheteria, mas disse que realmente a informação que eles tiveram é que os ingressos seriam distribuídos via Internet apenas.

Ele nos pediu desculpas pela falta de comunicação e nos inscreveu para o evento, o que também só foi possível porque pouquíssimas pessoas se inscreveram via Internet, já que todos esperavam colher ingressos na bilheteria. Resultado: das oitenta vagas disponíveis houve apenas trinta e uma inscrições.

Isso e a ausência de infraestrutura no evento da manhã deixaram claro o desdém e descaso da Prefeitura Municipal de Petrópolis pelo evento, tão importante culturalmente.

Fora isso tudo correu bem.

[]'s
Cacilhas, La Batalema