2009-12-05

Stargate Universe

SG·U
Por dez anos a franquia Stargate gerou nas mãos da MGM uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos: Stargate SG-1IMDb (veja mais informações no sítio do Richard Dean Anderson).

A série iniciou em 1997 como uma continuação ao filme StargateIMDb, de 1994, e prosseguiu por oito incríveis temporadas até 2005. Em 2004 passou a ser gerenciada pelo Sci-Fi Channel.

Nessa época, o Sci-Fi decidiu acabar com a série e criar duas séries dando continuação ao SG-1: Stargate AtlantisIMDb e Stargate Command.

No entanto a equipe de marketing achou que encerrar o nome SG-1 seria ruim para os negócios, e o Stargate Command passou a ser chamado Stargate SG-1, dando mais duas temporadas à série, consideravelmente medíocres em relação às temporadas anteriores, mas ainda assim de qualidade superior às demais séries da franquia.

Por força de um acordo com a Warner Bros., o Sci-Fi descontinuou definitivamente a série em 2008, em sua décima temporada, com dois filmes: Stargate ContinuumIMDb e The Ark of TruthIMDb.

A decisão do acordo Sci-Fi/Warner foi continuar a série Stargate Atlantis e criar uma nova série, Stargate UniverseIMDb (SG·U), que está na primeira temporada ainda, sem projetos para a segunda.

Assisti hoje o primeiro episódio de SG·U no Sci-Fi Channel e escrevo este artigo para expor minha impressão.

Parece uma versão teenage do Stargate Atlantis: começa com a visita de um senador norteamericano e um bando de adolescentes a uma instalação alteran remotíssima em um planeta instável e desprotegido, onde os cientistas tentam discar um endereço de portal com nove chevrons. Uma visita absurdamente inconsebível.

A instalação é atacada por uma frota da aliança Lucian, o único inimigo remanescente do SG-1. Nesse ponto, os cientistas conseguem discar para o endereço de nove códigos e todos fogem através do portal para uma nave de exploração dos Antigos/Alterans que viaja entre galáxias.

Além dos absurdos, da trama fraca e da forçação de barra adolescente, o episódio foi rico em clichês desgastados e previsíveis, provando que a Warner realmente possui o «Toque de Merdas».

Em última análise, muito fraca. Vejamos os próximos episódios.

[]'s
Cacilhas, La Batalema

P.S.: Série de filmes da franquia Stargate: