2010-01-06

A nova religião

lâmpada A Teoria do Big Bang é a mais aceita atualmente para explicar a formação do Universo – porém é somente uma teoria (acho que vou apanhar na rua por dizer isso).

Porém a Teoria do Big Bang possui falhas e há outras teorias cosmogónicas (tão ou mais falhas quanto).

Uma teoria interessante é a Teoria do estado quase estacionário, do astrónomo Fred Hoyle. Não entrarei em detalhes, pois é uma teoria complexa e cheia de falhas, mas por alto ela diz que o Universo é infinito, eterno e virtualmente imutável. Para manter a densidade com a expansão, a teoria prevê a criação contínua de matéria e a conservação de energia.

Os defensores do Big Bang usam o Paradoxo de Olbers para desacreditar a Teoria do EQE. Já explico…

Floresta negra

Imagine-se em uma floresta com aparentemente infinitas árvores. Olhando para as proximidades, você pode ver o espaço entre as árvores; olhando um pouco mais ao longe, mesmo estando as árvores à mesma distância umas das outras, parece que estão mais próximas. A uma certa distância não é mais possível ver a diante, você só verá árvores, como se elas ocupassem cada espaço.

Da mesma forma, se o Universo for infinito, eterno e cheio de estrelas, não poderíamos ver o céu negro à noite, só uma quantidade infinita de estrelas ocupando cada espaço disponível. Como explicar então o céu escuro à noite?

Segundo os defensores da Teoria do Big Bang, isso acontece porque o Universo teve um início – o Big Bang – e a luz das estrelas nos espaços escuros ainda não teve tempo de chegar até aqui desde então. Assim o Universo não poderia ser eterno e imutável.

Tudo bem, por ora vamos considerar que essa justificativa seja ao menos plausível…

Mudando de assunto – já volto ao assunto anterior –, para provar que o Big Bang realmente aconteceu, os teóricos citam a radiação cósmica de fundo.

De qualquer direção no espaço para onde se aponte uma antena de rádio, é possível captar um ruído de fundo, ondas de rádio que vibram em praticamente todas as frequências.

Segundo os cientistas essas ondas de rádio são a energia do Big Bang, que, após bilhares de anos, teve suas ondas esticadas até saírem da zona visível, tornando-se ondas de rádio.

Assim a radiação cósmica de fundo provaria a ocorrência do Big Bang.

Ora…

Voltando ao assunto anterior: então a luz, quando viaja por muitos bilhões de anos, tem sua onda esticada até se tornar ondas de rádio?! E há essas ondas de rádio vindas de todos os lados no espaço?!

Então encontramos a luminosidade que faltava para responder ao Paradoxo de Olbers e provar a Teoria do EQE. =P

Pense bem: ali onde está escuro seria porque a estrela está tão longe que sua luz foi esticada até tornar-se ondas de rádio, a prova disso seria a radiação cósmica de fundo (ondas de rádio) emanadas dali.

(Acho que agora vou ser queimado em praça pública.)

Veja bem, não acredito na Teoria do EQE, prefiro a Teoria do Big Bang, mas tomar uma ou outra por verdade absoluta – como os cientistas fazem atualmente – é fanatismo.

Temos um novo deus (a Ciência), uma nova bíblia (as publicações científicas), novos dogmas (postulados e axiomas científicos) e um novo génese (o Big Bang), toda uma nova religião, incontestável e intolerante.

É essa postura arrogante que precisa ser rompida.

[]’s
Cacilhas, La Batalema