2010-04-25

Visão política

Serra+Arruda Há muita demagogia no processo eleitoral por parte de todos os candidatos a todos os cargos, mas há coisas que você precisa saber para não cair no conto do vigário.

A primeira coisa é que não há essa de partido bonzinho e partido malvado… bem, não no geral. Quase todos os partidos, incluindo PSDB e PT, possuem políticos bem intencionados e políticos corruptos – salvo raras exceções.

A segunda coisa é que é uma tremenda babaquice dizer que ideologia é ruim. Um homem sem ideologia é um homem sem caráter. Todos temos princípios e ideologias, quem disser que ideologia é algo ruim, está querendo enganar você e não é de confiança.

Colocando esses esquívocos de lado, podemos entrar no que realmente interessa.

Infelizmente existe uma polarização política no Brasil: temos a Esquerda e a Direita. Claro que a grande maioria das pessoas, políticos ou não, se encontra em algum lugar entre uma e outra, mas no final é preciso escolher uma das duas.

Eu escolhi a Esquerda, mesmo não concordando 100%, e pretendo aqui explicar por quê.

Tanto a Direita quanto a Esquerda pretendem um país melhor, a diferença são os meios para alcançá-lo.

A Direita crê (e isso é ideológico!) que, para termos um país melhor, o poder deveria se restringir às classes mais abastadas, deixando ao povo, menos favorecido, a servidão. Assim, cada um na sua posição, a nação funcionaria como um relógio bem regulado, com suas diversas engrenagens.

Como a sociedade nacional tem engrenagens distintas, também o mundo: o lugar do Brasil seria de subordinação às nações ricas, que sabem o que é melhor para nós.

Também o papel do Estado na economia seria deixar correr solto, já que, segundo o Neoliberalismo, o mercado se autorregularia.

Por isso a privatização seria a melhor forma de termos o mercado equilibrado.

Discordo solenemente.

Setorizar a sociedade é maximizar as desigualdades, transformando as classes sociais em castas. Se um grupo tiver poder sobre o resto da sociedade, exercê-lo-á em benefício próprio, geralmente prejudicando os demais setores.

Da mesma forma os países: quando um ou mais países governam os demais, prejudicá-los-á em benefício próprio.

A posição da Esquerda é, como o nome sugere, polarmente diferente: o poder deve ser exercido por todo o povo, sem exclusão.

A máxima do Comunismo – o Comunismo de verdade, não essa ideologia demonizada pelos E.U.A. ou as alucinações ditatoriais de Stalin – diz:

De cada um segundo sua capacidade;
A cada um segundo sua necessidade.


Segundo a Esquerda, o Brasil deve ser um país soberano para interagir construtivamente com as demais nações.

Quanto ao Estado, seu papel é ser a representação institucional do povo, portanto deve regular o mercado e concorrer com outras empresas para impor o bem do povo que representa.

Então é papel do Estado punir os abusos das empresas.

É por essas e muitas outras razões que escolho a Esquerda e não votarei em nenhum político direitista.

[]’s
Cacilhας, La Batalema
[update]
Por favor não confunda a polaridade Direita × Esquerda como a polaridade Capitalismo × Comunismo:

O Capitalismo pode ser economicamente produtivo (para alguns), mas é social e culturalmente destrutivo e moralmente autofágico. Já o Comunismo é utópico demais para ser aplicado por depender de que os governantes sejam politicamente incorruptíveis para funcionar.
[/update]