2010-05-28

Ordem natural das coisas

Heim? Nesta semana ouvi outra conversa interessante de banheiro… Um sujeito disse:

— O melhor é mais caro.

O outro responde:

— É a ordem natural das coisas.

Então eu me perguntei: é a ordem natural das coisas?

Na Natureza, melhor e mais caro não têm relação. Se um concorrente de um nicho é mais eficiente (melhor) que outro, sobrevive ao outro. Se um concorrente demanda menos esforço (é mais barato) que outro, sobrevive ao outro.

E um concorrente pode ser mais eficiente e demandar menos esforço que outro – claro, sobreviverá ao outro.

Se o Mercado fosse orgânico, o preço de produtos e serviços seria relativo a seu custo (sempre acrescido do lucro) de produção e/ou manutenção, independente de ser melhor ou pior. Assim, se for ainda melhor que os concorrentes, tende a superá-los e sobreviver a eles.

Veja que isso não tem nada a ver com monopólio, oligopólio, cartel, lobby ou subsídio, mas com sobrevivência dos mais aptos.

No entanto no Capitalismo não é assim: se um produto é melhor, o fabricante tende a aumentar seu preço e superfaturar. Isso prejudica o consumidor, que se vê obrigado a escolher entre produtos/serviços ruins e outros desnecessariamente caros.

O Capitalismo e o Mercado não seguem a ordem natural das coisas, mas a lei do lucro voraz, do abuso e do desrespeito.

Por isso os neoliberais são contra a participação do Estado no Mercado. Se o Mercado se autorregular, será a favor do apetite insaciável e inescrupuloso dos fabricantes, não a favor do consumidor ou da sobrevivência do mais apto.

Agora, se o Estado interfere no Mercado através da concorrência salutar e regulatória, as empresas são obrigadas a praticar preços justos, o que, além de baratear produtos e serviços, aumenta em muito sua qualidade, já que os inaptos não sobrevivem.

Isso está prestes a acontecer no mercado de telecomunicações! A Telebrás lançará – a princípio nas regiões Norte e Nordeste – banda larga a preço justo – não o mais barato possível, apenas justo –, o que significa 30% do valor praticado pelas empresas de telecomunicações atualmente.

[update 2010-06-08]
Vejam que eu não disse «30% menor que o valor», mas «30% do valor»!!!
[/update]


Que os empresários sem escrúpulos se cuidem, pois, se tudo correr bem, o povo terá cada vez mais sua vez!

[]’s
Cacilhας, La Batalema