2010-11-02

Integralismo ainda vivo no Brasil

Olhos Azuis
Nosso caro ex-presidente reinventou uma dicotomia entre São Paulo e o Nordeste que deflagrou a deplorável manifestação fascista de rejeição contra o povo nordestino.

Sabe qual o movimento brasileiro racista que exala preconceito contra nordestinos? O Integralismo. Para quem não sabe, Integralismo é a versão lusobrasileira do Nazismo.

Sempre que se fala em Nazismo, há quem acuse a citação de Reductio ad Hitlerum ou Lei de Godwin. O fato é que a própria acusação das falácias é uma forma de ocultar a realidade – essas argumentações são verdadeiras quando o fascista acusa o adversário de fascismo.

Quando um grupo social ganha conotação negativa, seus membros fazem de tudo para convencer a sociedade de que ele tenha deixado de existir, pois assim suas ideias podem ser recicladas e reabsorvidas, permitindo a sobrevivência do grupo, geralmente com outro nome ou infiltrado em outros grupos.

E a segunda-feira mórbida de destilação de ódio regional foi uma prova cabal de que as ideias integralistas/fascistas foram reintegradas à sociedade, principalmente a paulista – como explica Hermes Prado Jr.: SP sofre da Síndrome de Estocolmo. Depois de 2 décadas sofrendo com o PSDB, desenvolveu afeição pelo algoz. É o voto psiquiátrico.

É esse tipo de gente que se sente atraída pelas propostas ultraconservadoras e neoliberais de Serra, DEM e PSDB. Não exclusivamente, claro! Nem todo mundo que vota PSDB tem ideias fascistas, mas as ideias anti-socialistas e pró-corporocráticas megacorporativistas dos partidos de direita atraem pessoas com mentalidade equivalente, como os neofascistas enrustidos.

Eu rogo a todos os brasileiros para que não baixem a guarda de seus pensamentos, para que não permitam que ideias descriminatórias, fascistas, racistas, machistas, neoliberais e anti-humanistas contaminem suas mentes.

[update 2010-11-11]
Falando no diabo…

Ontem mesmo em Petrópolis/RJ havia um senhor vestido como se estivesse na Europa (fazia um calor danado) no ônibus fazendo propaganda pró Regime Militar e contra a o processo democrático, xingando a eleição da Dilma, o Lula, o Jango, o Juscelino e fazendo propaganda fascista aberta. Entrou todo mundo na dança.

Petrópolis, em alguns aspectos, até parece São Paulo, com o agravo de ser uma roça.
[/update]


[]’s
Cacilhας, La Batalema