2011-02-27

Grito Rock 2011 – impressões

GRITO ROCK 2011
Ontem fui com minha esposa e meu filho ao show Grito Rock 2011 e essas são minhas impressões…

Local


Tenho uma reclamação do clube Magnólia: a acústica é muito ruim!

De cima, perto das janelas, o som ficava até bom, mas os vocais eram incompreensíveis. De baixo era um zum-zum-zum terrível.

Público


A pouca quantidade de público mostra como Silent Hill Petrópolis/RJ é uma cidade provinciana, retrógrada e de cabeça pequena.

Poucos roqueiros onde os cidadãos gostam apenas do estilo de música que a Rede Globo manda eles gostarem. Havia também muitos moleques que acreditavam que, apenas por estarem fantasiados, isso fazia deles roqueiros.

Outra coisa ridícula é a necessidade de transgressão de quem se fantasia de roqueiro, achando que essa seja a atitude esperada. Pessoas fumando em ambiente fechado, pixaram GNR na porta do banheiro feminino… total falta de noção e qualquer senso.

Aviso à molecada: atitude de roqueiro é não dever nada a ninguém, usar a roupa com a qual se sente bem e subverter o sistema a fim de questioná-lo e acabar com a perversão/perversidade. Não é se fantasiar nem tomar atitudes forçadamente só porque os outros esperam isso de você!

Se você se fantasia e faz o que outros esperam, você apenas mudou sutilmente as regras, mas continua escravo de um sistema.

Tuc Tuc


A primeira banda da noite foi Tuc Tuc (fico devendo o apontador, a única URL que consegui foi do MySpace e não sei se é a mesma banda). Um único comentário: progressivaço!

Em minha opinião a melhor banda da noite, rock progressivo com boa influência de eletrônico dançante. Diria que Pink Floyd e New Order sejam influências bem prováveis.

Uma pena apenas distonarem demais do tipo de som das outras bandas, o que causou uma reação desnecessariamente hostil destes fãs – mais especificamente da molecada fantasiada, incapaz de entender Rock’N’Roll.

Zelda Scoth


A banda Zelda Scoth corre atrás da crista da onda, tanto no sentido positivo quanto no pejorativo.

Rock comum, mas divertido – eu curti e iria de novo.

A maior crítica que tenho à apresentação é que cada música se parecia demais com a anterior, salvo uma ou outra exceção.

A música que o fanclub mais curtiu – e parecia esperar – soava como imitação de Paramore.

Ainda assim uma banda muito boa, recomendo.

Controle


Inegável a pressão do trash metal da banda Controle, que conseguiu influenciar uma roda de trash respeitável na plateia.

Mas tenho duas críticas bem duras: ¹muito mais que a banda Tuc Tuc, o som do Controle não tinha nada a ver com o evento; ²era simplesmente impossível distinguir uma música da outra, todas iguais. A meu ver a qualidade do trabalho de uma banda de rock, qualquer que seja o estilo, é o equilíbrio entre a concisão do trabalho e a identidade de cada obra individual, coisa que a banda Controle não demonstra.

E para aquelas meninas que disserem que sou muito fraco pra música pesada, procurem por SYL, uma banda que eu curto muito, extreme metal de alta qualidade.

[Send U back]


Punk!

A banda punk [Send U back] foi a segunda banda mais madura das que vi nessa noite. Trabalho de qualidade, presença de palco, bom humor, ótima comunicação com a plateia, letras críticas e debochadas, punk com um certo sotaque de anos 1980, participações especiais de cantores convidados e uma energia incomparável.

A única crítica que faço é à organização do evento: a [Send U back] tocou para um público cansado depois da apresentação da banda Controle. Até rolou uma tímida roda de trash, mas o público já apresentava claros sinais de esgotamento.

Marte Ataca


A banda mais madura da noite e certamente a com melhor presença de palco. Rock no estilo Capital Inicial e afins.

Muito boa, valeu a pena esperar. Fico devendo a URL.

Outras bandas


É uma pena que o evento tenha começado com um hora e meia de atraso e, após a apresentação da banda Marte Ataca, minha esposa e meu filho estavam esgotados, pedindo para irmos embora.

Assim perdi as bandas Drenna e Autoramas.

[]’s
Cacilhας, La Batalema